O que é a especialidade em Cirurgia da Mão?

O cirurgião de mão atua em todos os tecidos do membro superior: osso, cápsula, tendão, nervo, artéria, veia e pele. É a harmonia desta estrutura que possibilita o movimento do membro dos dedos e mãos.

A Cirurgia da Mão é uma residência médica que possibilita adquirir aptidões e conhecimento minucioso da anatomia e biomecânica do membro superior, treinamento em técnicas cirúrgicas convencionais ou microcirúrgicas  para o tratamento das perdas cutâneas e ósseas  no membro superior ou inferior: reimplantes, tratamento das lesões tendíneas dos nervos periféricos e de plexo braquial, malformações congênitas e patologias infecciosas, lesões crônicas, doenças degenerativas, patologias ocupacionais, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, cotovelo de tenista, punho,  fraturas do punho, lesões no punho e no ligamento, dedo em martelo, cistos ganglionares, dedo em gatilho, lesões no golfe do amato, epicondilite lateral do cotovelo, fraturas da mão, dentre outras.

Porque o Cirurgião de Mão pode atuar no membro inferior? Porque o conhecimento adquirido em microcirurgia possibilita que o cirurgião de mão atue no membro inferior também, não só porque ele já tem formação em ortopedia ou plástica, mas como também pelo desenvolvimento de técnicas de microcirurgia o que possibilita reconstrução microcirúrgica de membros inferiores: pós trauma, retalhos microcirúrgicos musculares, enxertos devido a desluvamento de pele, etc.

Devido à grande importância da especialidade em cirurgia da mão na área da saúde, em 20 de agosto de 2007 a Cirurgia da Mão deixou de ser área de atuação da Ortopedia e da Cirurgia Plástica e passou a ser uma especialidade médica, em nível de pós graduação, reconhecida pelo pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), fiscalizada e coordenada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).

Para candidatar-se a uma vaga de residência médica em cirurgia da mão é obrigatório, ou seja, é um pré-requisito o candidato já ter especialidade em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica

Como observado, ser um cirurgião de mão exige um longo caminho de estudos, pesquisas e dedicação para possibilitar aos pacientes um correto diagnóstico das patologias e seus tratamentos.

Dr. Antônio Severo (CRM RS 19811)

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão
Membro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Referências:

Conselho Nacional de Residência Médica, Resolução n. 2 de 17 de maio de 2006.
Conselho Nacional de Residência Médica, Resolução n. 2, de 20 de agosto de 2007.
Conselho Federal de Medicina, Resolução 2.221, de 23 de novembro de 2018 (portaria CME 1/2018 que atualiza a relação de especialidades e áreas de atuação médicas aprovadas pela Comissão Mista de Especialidades.
Ministério da Educação – introdução das residências médica no Brasil, Decreto n. 80251, de 5 de setembro de 1997.

Quer agendar sua consulta?