A Cirurgia da Mão é uma especialidade médica, reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação e pelos órgãos de classe, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, e tem a finalidade de reparar os ossos e as articulações da mão e punho. Também pode ajudar a tratar queimaduras e lesões nos tecidos moles, incluindo tendões, nervos e vasos sanguíneos. É importante destacar que a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos do corpo, é formada por 27 ossos e está dividida em três partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos).
Somente no punho, podemos citar como principais lesões:
- Síndrome do túnel carpal;
- Dor no pulso;
- Dor na mão;
- Esclerodermia;
- Dificuldade em estender ou endireitar os dedos (contratura de Dupuytren);
- Cortes graves nos dedos, punhos, mãos, nervos e laceração tendínea;
- Lesões esportivas nas mãos e pulsos;
- Deformidades congênitas, como dedos fundidos (sindactilia) e dedos extras (polidactilia);
- Artrite reumatoide / Osteoartrite.
Fonte: Bontroger, Kenneth L.; John P. Manual Prático de Técnicas e Posicionamento Radiográfico. 8º Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Durante sua consulta, você ficará informado sobre as opções de tratamento para o seu caso em específico. Nenhum paciente é igual ao outro, o tipo de fratura, a idade, a intensidade da dor, a existência ou não de comorbidades associadas, estilo de vida influenciam diretamente na escolha do tratamento.
Todas as cirurgias são diferentes e personalizadas, os resultados dependem de um esforço conjunto entre médico, paciente e terapeuta de mão ou fisioterapeuta e, não raras vezes, acompanhamento psicológico. O tempo que você precisa recuperar também dependerá de suas necessidades específicas.
Após a cirurgia, será prescrita a reabilitação física e ocupacional com um terapeuta de mão ou fisioterapeuta. Sua terapia de reabilitação de mãos permitirá que você consiga o máximo uso possível de suas mãos.